sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O bicho vai pegar

O PT ia sorrateiramente solapando as bases da democracia e da República mediante a cooptação fisiológica e a compra do voto de parlamentares. Deu errado, e aí, pegos com as calças na mão, a princípio se desorientaram, mas depois foram aos poucos se recompondo e recompondo o plano original de tomar o "pudê" definitivamente. O plano é o mesmo de Hugo Chávez, só que um pouco mais "light" até mesmo porque aqui ainda existe uma parte da sociedade e um exército capazes de reagir. Nunca se sabe. 
Por isso, eles tem de ir aos poucos. Mas não escondem que desprezam toda essa chamada democracia "burguesa" que não lhes agrada exatamente por não lhes permitir fazer tudo o que querem. Daí os laivos de irritação ou de imperialismo sempre que ameaçados ou confrontados. Daí as bravatas, cada vez mais ousadas, de um Marcos Maia, presidente da Câmara. Daí o soco na mesa e a ameaça de Gilberto de Carvalho de que "nesse ano de 2013, o bicho vai pegar".
Estão impacientes. Enraivecidos. Mas, com o quê mesmo? Estão há dez anos no governo. Aparelharam todas as estruturas do Estado. Enfiaram apaniguados em todos os cabides de emprego de que puderam lançar mão. Controlam absolutamente o poder legislativo. Não sofrem oposição digna do nome. Dilma tem mais de 60% de aprovação. O Molusco saiu com mais de 130%. O que ainda querem? O que os incomoda?
É que, apesar de tudo isso, sabem que tudo em que se sustentam é frágil. Sabem que são incompetentes e que, cedo ou tarde, isso ficará evidente, mesmo para um povo apalermado e bovino como o brasileiro. E, sobretudo, não conseguem calar a todos. Não conseguem calar toda a mídia, que queriam subserviente e submissa. Não conseguem submeter o Ministério Público, nem o poder Judiciário.
Além disso, há um risco maior: O seu ídolo mor tem pés de barro e pode a qualquer momento ser desmascarado. Se isso acontecer, o partido terá perdido de vez seu maior símbolo. O sindicalista-que-deu-certo passará a ser relatado pela História como o pelego-que-se-corrompeu. Só pode ser isso,  o medo, o que motiva tanta raiva e exasperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa